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Educação Infantil

Alfabetização... Já parou para pensar no poder que saber ler e escrever nos dá?

A educação infantil é o instante que a criança é alfabetizada e as principais bases emocionais e sociais são construidas. Para alguns o termo creche também é utilizado, mas fica contemplado no período de vida da educação infantil. 

A creche muitas vezes traz o contexto exclusivo de permanência e cuidado, não necessáriamente tendo o ensino de conteúdos atrelados. Já escola de educação infantil precisa contemplar o ensino de conteúdos específicos e alfabetização.

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no Ensino Fundamental. Situava-se, portanto, fora da educação formal.

Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

 

E a partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os 6 anos de idade, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de zero a 5 anos.

 

Entretanto, embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a Educação Infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 4 e 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/200926, que determina a obrigatoriedade da Educação Básica dos 4 aos 17 anos.

 

Essa extensão da obrigatoriedade é incluída na LDB em 2013, consagrando plenamente a obrigatoriedade de matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos em instituições de Educação Infantil.

Com a inclusão da Educação Infantil na BNCC, mais um importante passo é dado nesse processo histórico de sua integração ao conjunto da Educação Básica.

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil

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Educação Infantil no IES

Estamos localizados (veja no mapa em contatos) em Brasília, na Região dos Lagos, após o Paranoá e Itapoã. Dentro do Condomínio Mansões Entre Lagos, na Etapa 2, conjunto U, lote 18. O nosso condomínio possui segurança, excelente estrutura para prover maior conforto para você.

Das turmas do G1 (berçário) ao G5, possuímos no IES o serviço de atendimento das séries iniciais.

O berçario possui uma sistemática própria, conheça aqui

Temos o turno Integral. clique e saiba mais

Educação infantil de 2 a 5 anos (G2 a G5 respectivamente)

Com turno matutito de 7h as 11h45

ou vespertino de 13h as 17h15,

 

atuamos até 2021 com os horários acima. 

Para 2022 preparamos uma programação melhor, contemplando uma hora aula por dia a mais. Indo até 12h35 no turno matutino e 18h05 com a inserção da Robótica (já inclusa na mensalidade ou para aqueles não são aluno IES, possibilidade de participar como extra classe).

A matéria é aplicada a partir dos 3 anos (G3), logicamente adaptada à criança dessa idade.

Além disso já fazia parte da nossa grade um trabalho fantástico com a Escola da Inteligência, onde são trabalhadas uma das maiores dificuldades no contexto familiar: o emocional da criança.

A escola disponibiliza ainda diferenciais como ambientes para essa idade todo em térreo, sistema de incêndio , alarme e câmeras, jardim amplo, pátio para jogos e atividades extras, refeitório e banheiros adaptados.

Temos a possibilidade de refeições (até 2 por turno) preparadas com base em cardápio diverso e equilibrado disponibilizado por nutricionista. 

A preocupação da gente está em disponibilizar local que os pais tenham tranquilidade para dar conta da vida cotidiana corrida, sabendo que suas crianças estão em ambiente seguro. E com a equipe qualificada e ambiente monitorado e acompanhamento da coordenação pedagógica e administrativa, prover confiança de que aqui também estará investindo numa formação sólida e adequada as necessidades infantis e as competências para o futuro, quando essa criança se tornar adulto.

Por isso pensamos na formação integral dessa criança ondele desenvolverá as competências elencadas pela BNCC (base nacional de comum curricular) dentro da nova LDB EN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), com os profissionais, estrutura e ferramental de qualidade:

- Material pedagógico moderno e atualizado com SAE Digital.

Conheça como o SAE estruturou o conteúdo para a educação infantil

"Um mundo de brincadeiras e aprendizados

O papel da Educação Infantil é garantir que as crianças vivam plenamente a infância, de forma a se desenvolverem integralmente em seus aspectos físico, cognitivo, afetivo e social. A fim de compartilhar essa responsabilidade com a Escola e com a Família, o SAE Digital desenvolve recursos pedagógicos que oferecem experiências significativas para cada etapa da infância. Assim, promove a autonomia, a criatividade, a socialização e a construção de significados com base em descobertas feitas nos meios natural e cultural. Por meio de interações e brincadeiras, a criança é estimulada a buscar cada vez mais o conhecimento sobre o mundo."

fonte: https://sae.digital/material_didatico/educacao-infantil/

- Cultura maker com Nave a vela.

"Nós, do Nave à Vela, respeitamos a necessidade de cada escola e suas particularidades. Por isso, desenvolvemos uma metodologia que se adapta à realidade de cada uma. A ela, damos o nome de Base Curricular para Cultura de Inovação.

Elaborada para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, ela promove uma aprendizagem maker, em que o aluno aprende colocando a mão na massa para construir brinquedos, protótipos e/ou projetos autorais. Nesse processo, ele passa a ter uma relação mais exploratória com o conhecimento e, assim, desenvolve sua autonomia.

Com essa base curricular, procuramos cumprir a nossa missão de formar jovens capazes de construir caminhos que impactam positivamente o mundo ao seu redor."

fonte https://naveavela.com.br/metodologia/

- Educação Emocional com A Escola da Inteligência 

A Escola da Inteligência enxergou a necessidade de ensinar inteligência emocional desde a infância e foi pioneira no desenvolvimento de um programa completo que, há mais de uma década, trabalha as habilidades e as competências socioemocionais pelas escolas particulares de todo o Brasil.

A importância desse trabalho nunca foi tão evidente como agora, quando ONU, Fórum Econômico Mundial e MEC apontam como necessário esse complemento ao ensino cognitivo.

O programa é fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, resultado de 30 anos de estudos e pesquisas do dr. Augusto Cury, que analisa o funcionamento da mente a formação de pensadores.

O trabalho desenvolvido pela Escola da inteligência contempla todas as etapas da Educação Básica e atende a expectativa das famílias dos alunos, que atualmente valorizam mais a presença da educação socioemocional do que a escolha dos materiais didáticos nas escolas.

Tudo isso incluso na matrícula! 

Além de profissionais que atuam no contexto de psicomotricidade, musicalização, inglês e nossos diferenciais do plano de ensino do Integral.

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Conheça um pouco da Legislação

fonte:

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 -  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm

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resolução do MEC

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*) - http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192

DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

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